Artigos

Instituto Brasil África apoia formação para jovens africanos

O Instituto Brasil África (Ibraf) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) lançam na quarta-feira um programa de capacitação para dar formação técnica a jovens africanos, foi hoje anunciado.

"O presidente [do BAD, Akinwumi] Adesina e eu iremos apresentar para a comunidade um programa que trata de uma agenda imperativa: a capacitação de jovens africanos com boas práticas brasileiras para a transformação social através do conhecimento”, disse o presidente do Ibraf, João Bosco Monte.

Em comunicado, as entidades anunciam que a AfCB é a primeira de várias parcerias para melhorar a formação dos jovens africanos através do Youth Technical Training Program (YTTP), designado em português de Programa de Capacitação Técnica da Juventude.

África tem 420 milhões de jovens entre os 15 e os 35 anos, tornando o protagonismo juvenil essencial para atingir os objetivos de desenvolvimento económico e sustentável do continente, lê-se no comunicado.

O Brasil, como polo de crescimento global emergente, tem o conhecimento e a experiência que os países africanos precisam para aprender em diversas áreas de especialização, acrescenta o documento.

O objetivo é construir capacidades e transferência de conhecimento em vários setores, incluindo agricultura, saúde, infraestruturas, tecnologia de informação e educação, e o primeiro grupo de formação YTTP será focado em agricultura, seguindo a estratégia “Feeding Africa”, do BAD, que procura a transformação da agricultura no continente africano.

11-09-2017

Lusa